Realizou-se no passado dia 16 de Abril a visita do PSD Tomar à União de Freguesias de Casais/Alviobeira, integrada no Roteiro reTomar – uma iniciativa tem como objetivo o contacto de proximidade com as associações, empresas e instituições do nosso concelho.
Depois da apresentação feita pelo Presidente da Junta de Freguesia, João Luís Alves, na sede da Junta, onde deu a conhecer as principais obras já levadas a efeito pela Junta, as que tencionam ainda levar por diante, bem como as principais dificuldades encontradas pelo seu executivo.
De seguida, foram visitadas algumas das ambições do executivo da Junta para a freguesia, nomeadamente o alargamento do cemitério dos Casais e a estrada do Pilão.
Seguiu-se a visita à Associação Cultural, Recreativa e Social da Venda Nova, onde se pôde observar o ponto de situação das obras no pavilhão, uma construção inicialmente pensada para servir as freguesias e coletividades do norte do Concelho.
Visitou-se também o Centro de Dia desta Associação, que conta com 32 utentes, prestando apoio domiciliário a mais de 60, com um quadro de 16 funcionários e 6 viaturas de serviço. Como apoios, recebe as comparticipações da Segurança Social, relativas a cada utente, a comparticipação mensal da própria Junta de Freguesia e as quotas dos sócios. Foi ainda referido pelo Presidente da Colectividade, Luís Duarte, que a grande ambição do Centro é a construção futura de um lar, pois a sobrevivência económica e financeira da instituição dependerá disso.
Seguiu-se a passagem pela Campo Jovem (Quinta dos Ganados), onde foi dado a conhecer pelo Eng.º João Luís o interessante e inovador projeto que ali se desenvolve, um campo de férias pedagógico, com capacidade para albergar uma média anual de 3.200 jovens (dados de 2015).
Foi ainda possível constatar as obras de recuperação que têm vindo a ser efetuadas pelos proprietários, respeitando as linhas originais dos edifícios e conseguindo uma adaptação excepcional às actuais funcionalidades pretendidas.
A visita prosseguiu para o Museu Rural e Etnográfico do Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira. O Museu compreende duas vertentes, uma de conservação e exposição do espólio do Rancho e outra de recriação histórica de uma casa no início do século passado.
Finalmente, visitou-se o edifício da antiga Escola Primária de Alviobeira, espaço cedido ao Rancho e que já foi alvo de algumas obras de intervenção e recuperação, tendo a Directora do Rancho, Manuela Santos, referido que pretendem fazer dali um espaço comunitário de lazer.
A União de Casais e Alviobeira foi a segunda visita do Roteiro reTomar, uma excelente oportunidade de contactar com a população do nosso concelho, conhecer o trabalho que desenvolvem, bem como os seus objetivos, as suas dificuldades e os seus sucessos.
PSD TOMAR