No âmbito das Jornadas Parlamentares do PSD sobre Cultura e Património organizadas, os Deputados Nuno Serra e Duarte Marques visitaram hoje o Aqueduto dos Pegões e o Convento de Cristo, acompanhados pelo PSD Tomar, JSD Tomar e a Presidente da Junta de Freguesia de Carregueiros, Maria José Serra.

Se o Convento de Cristo tem vindo a ser alvo de vários investimentos, que permitiram reabilitar a “charola”, o Aqueduto de Pegões é praticamente desconhecido do público em geral e constituí um dos maiores activos arquitectónicos da região e que necessita urgentemente de investimentos e de maior promoção.

O governo anterior reservou no FEDER vários investimentos no distrito ao nível da reabilitação do património cultural na região, em particular 425 mil euros para a valorização do “Aqueduto de Pegões” que foi hoje visitado pelos Deputados e Vereadores do PSD local.

Nestes investimentos, as autarquias locais assumem os 15% da comparticipação nacional dos fundos tal como previsto no Acordo de Parceria assinado entre a CCDR-Centro e a CIM do Médio Tejo através dos Investimentos Territoriais Integrados (ITIs) assinados há cerca de dois anos.

O retorno para a região é inequívoco e basta verificar o exemplo do Convento de Cristo em Tomar que, após os investimentos inaugurados há pouco mais de um ano, viu o seu número de visitantes aumentar exponencialmente.

Os Deputados do PSD vieram ao terreno para garantir que este investimento não é esquecido nem adiado, que o governo mantenha este ritmo de recuperação do património conseguido nos últimos quatro anos. O retorno para a região é inequívoco e basta verificar o exemplo do Convento de Cristo em Tomar que, após os investimentos inaugurados há pouco mais de um ano, viu o seu número de visitantes aumentar exponencialmente.

Os Deputados do PSD irão agora questionar o Ministro da Cultura sobre o desenvolvimento dos investimentos no Aqueduto de Pegões e assegurar que este edifício, que é património nacional, seja tido em conta nas prioridades do governo e da autarquia local, em matéria de reabilitação, conservação, mas que seja também incluído como destaque na promoção turística da região e do país.